Nova tecnologia da Toshiba pode trazer HDs de 10 TB


Enquanto Seagate, Western Digital e Hitachi estão pensando, a uma outra empresa está fazendo acontecer. A Toshiba anunciou um avanço tecnológico no segmento de armazenamento de dados, que inclusive está sendo demonstrado durante uma conferência da empresa nos EUA.

Usando uma técnica chamada de gravação “bit-pattern” (ou gravação de padrões de bits), o protótipo possui uma densidade de 2,5 Tb (Terabits, e não Terabytes como está circulando em alguns sites) por polegada quadrada. Isso é aproximadamente cinco vezes maios em comparação aos produtos atuais da empresa. Ou seja, HDs de três discos com 10 TB são perfeitamente plausíveis, e a Toshiba está trabalhando para duplicar essa densidade para 5 Tb por polegada quadrada.

Os drives atuais possuem um revestimento magnético uniforme que compõe a superfície de gravação, e cada bit de dados é armazenado em centenas de núcleos em todo o disco. Mas os discos bit-pattern são mais eficientes: a tecnologia divide a superfície de gravação em inúmeros “pedaços” magnéticos, que consiste de alguns núcleos magnéticos. Cada “pedacinho” por sua vez possui um bit de dado e são organizados em linhas. Os espaços entre as linhas funcionam como marcadores, permitindo que os dados sejam localizados rapidamente.

A companhia espera lançar a tecnologia em HDs no início de 2013. E toda essa novidade justamente quando achávamos que os HDs estavam no fim da vida.

Fonte: Guia do Hardware

Conte-nos o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: