IBM dá mais detalhes sobre o processador recordista de 5.2 GHz


Durante a conferência Hot Chips 2010, a IBM deu mais informações sobre sua série de processadores para mainframes da série Z, o z196. Ele é tido como o processador mais rápido do mundo, e tem uma velocidade no clock de 5.2 GHz, e será lançado em setembro deste ano. O chip é mais um da rara linha de chips CISC deixados na categoria, suportando programas de grande porte que precisam de mais memória que os chips RISC, como os processadores PowerPC e ARM.

O z196 possui 1,4 bilhões de transístores em um chip de 512 milímetros quadrados, fabricado sob tecnologia PD SOI de 45 nm. Ele tem ainda cache Level 1 para instruções de 64 KB, cache de dados Level 1 de 128 KB, e cache privado L2 de 1,5 MB por núcleo, e um par de co-processadores para a criptografia. Um sistema four-node utiliza 19,5 MB de SRAM no cache privado L1, 144 MB para o cache privado L2, 576 MB de eDRAM para o cache L3, e 768 MB de eDRAM em um pouco usado cache L4.

O z196 usa 1079 diferentes instruções, sendo 75 destes usados por millicode, com 219 executáveis por millicode. Outras 24 instruções são condicionalmente executadas por millicode. A IBM usa a expressão “millicode” para se referir às instruções internalmente executadas pelo processador, similar mas um pouco mais volumoso que o microcode usado em outros chips.

Embora não tenha falado sobre isso, seu preço estimado é de centenas de milhares para mais de um milhão de dólares. Serão poucos os servidores que contarão com o z196, pelo visto.

2 Responses to IBM dá mais detalhes sobre o processador recordista de 5.2 GHz

Conte-nos o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: