Linux: 20 anos desde o primeiro anúncio


Hoje foi uma data especial para o Linux: o pinguim completa 20 anos, considerando o anúncio original do Linus.

mensagem de Linus Torvalds num grupo da Usenet não parecia ter nada de tão especial, ele apenas trabalhava num sistema por hobby e queria compartilhá-lo.

Em 25 de agosto de 1991:

Olá todo mundo usando minix –

Estou fazendo um sistema operacional (livre) (apenas por hobby, não vai ser nada grande nem profissional como o gnu) para os clones do AT 386 (486). Estou trabalhando nisso desde abril, e ele está começando a ficar pronto. Eu gostaria de receber opiniões sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que meu SO lembra um pouco ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (por questões práticas) entre outras coisas).

Já portei o bash (1.08) e gcc (1.40), e aparentemente as coisas funcionam. Isso significa que terei algo prático em poucos meses, e eu gostaria de saber quais recursos a maioria das pessoas iria querer. Quaisquer sugestões são bem-vindas, mas não prometo que irei implementá-las🙂

Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)

PS. Sim – Ele está livre de qualquer código do minix, e tem um sistema de arquivos com multi-threading. Ele NÃO é portável (usa alternação entre tarefas do 386 etc), e provavelmente nunca suportará algo que não sejam discos rígidos AT, pois é tudo o que tenho😦.

Grande mensagem! O que seria apenas um teste acabou virando um dos sistemas operacionais mais importantes do mundo, equipando uma infinidade de dispositivos de todos os tamanhos, celulares e smartphones, roteadores, grande parte dos servidores, incluindo web…

Grandes marcos na história do Linux

Apesar do sucesso do Linux em várias áreas, no desktop a imagem dele nunca foi tão boa. Por uma série de fatores parece que “o ano do Linux no desktop” nunca chega, mesmo tendo distros fáceis de usar, amigáveis, bonitas e com muitos recursos. E gratuitas, e livres… Essa esperança (de um dia passar do Windows em número de instalações) acabou deixando de ser relevante, embora a adoção do Linux no desktop continua crescendo devagar.

Há vários materiais sobre o aniversário do Linux no site da Linux Foundation. Vale a pena dar uma olhada🙂

Conte-nos o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: