A Nova Era da Internet


Olá Novamente,

Não é novidade para ninguém dos rumos que a Internet tomará daqui pra frente, uma das mudanças será lançada exatamente hoje: é o Protocolo de Internet versão 6, mais conhecido como IPv6. Vocês devem estar se perguntando: Afinal, o que muda com isso? É preciso fazer alguma alteração, implementação em meu computador?

Por que está começando a faltar espaço na Internet?

Quando a Internet foi lançada operacionalmente em 1983, ninguém jamais sonhou que poderiam haver bilhões de dispositivos e usuários tentando ficar online. Mas, assim como os telefones usam um sistema de números de telefone para efetuar as chamadas, cada dispositivo conectado à Internet recebe um número exclusivo conhecido como “endereço IP” que o conecta com a rede global on-line.

O problema é que o atual sistema de endereçamento da Internet, Internet Protocol v4 (IPv4), só tem espaço para cerca de 4 bilhões de endereços – longe de ser suficiente para os habitantes do planeta, sem falar nos dispositivos que estão online hoje e os que estarão no futuro: computadores, telefones, TVs, relógios, geladeiras, carros e por aí vai. Mais de 4 bilhões de dispositivos já compartilham endereços; com o esgotamento dos endereços IPv4 disponíveis, dispositivos e usuários da Internet precisarão compartilhar.

Como aumentar o número de IPs?

Está claro que a Internet precisa de mais endereços IP. Mais quantos, exatamente? Bem, que tal uns 340 trilhões de trilhões de trilhões (ou 340.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000)?

É isso que cabe na nova “tubulação” da Internet, o IPv6. É o suficiente para que todos os habitantes do planeta tenham seus próprios bilhões de endereços IP. Em outras palavras, é suficiente para oferecer espaço infinito para a Internet crescer, de agora até o futuro previsível.

Quando e como vai acontecer essa transição?

O lançamento mundial do IPv6, será hoje, dia 6 de junho de 2012, e marca apenas o início de uma implantação coordenada pelos principais websites e provedores de serviços e equipamentos de Internet. Você não precisa fazer nada para se preparar, mas se estiver interessado em aprender mais sobre o IPv6 e como apoiar sua implementação, clique aqui e veja como pode contribuir.

Abraços e até a próxima.

Conte-nos o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: