Mudar o Firmware do Android com Softwares Livres


Esse artigo / tutorial eu escrevo repleto de felicidade, pois consegui fazer algo que me fazia crer ser impossível, pois as pessoas que conheço me diziam que não tinha como fazer.

A história é a seguinte:

Eu tenho, há quase um ano um Galaxy 5, antes mesmo de comprá-lo já tinha ouvido falar que ele e outros aparelhos com Android podem ter seus firmwares ou sistema operacional trocados.

Há alguns meses eu soube que a Samsung não iria mais atualizar a versão do Android para o  meu aparelho, tendo este que ficar parado no tempo com versão 2.2 (codinome Froyo). Há alguns meses alguns amigos de um fórum sobre Android, que tem o mesmo aparelho, diziam que já dava para atualizar para outras versões usando ROMs Customizadas. Outros amigos com outros aparelhos já estavam usando versões customizadas do Android e todos muito satisfeitos com o resultado.

Mas, tinha um problema um problema muito sério!

Eu não tenho Windows, não uso esse sistema há bastante tempo e não pretendo usar nunca mais! (pelo menos em meus computadores pessoais)

Para mim é inaceitável ter que arrumar alguém que pudesse me emprestar uma máquina com esse sistema para eu poder trocar o sistema do meu celular. Alguns diziam: roda um ai virtualizado, outros, usa a máquina do fulano, etc.

Muitas operadoras lançaram também as atualizações oficiais de seus sistemas para determinados aparelhos, mas o software para fazer a atualização só é feito para rodar no Windows.

Como realmente, para mim, usar o windows estava fora de cogitação, comecei a pensar em outras soluções. Uma era tentar rodar um programa chamado Odin, que embora tenha sido feito apenas para windows, talvez fosse possível rodá-lo com o Wine. Outra era tentar fazer a atualização oficial de alguma operadora pela rede, mas daí eu não poderia usar uma versão customizada.

Eu estava quase desistindo, o que custaria muito para minha reputação, alguns amigos certamente acabariam por me apontar o dedo: usou o windows!!!

Enquanto eu procurava por alguma solução, finalmente encontrei, um amigo meu achou um programa que além de ser livre rodava no meu GNU/Linux.

Não só foi possível como alias foi fácil!

Relato aqui os passos para que qualquer um possa fazer o mesmo e trocar o sistema do seu celular para qualquer versão customizada, usando o GNU/Linux e softwares livres.

O programa que usei foi o Heimdall, é livre sob a licença MIT. Veja no site a versão binária para seu sistema ou baixe o código fonte e compile você mesmo.

http://www.glassechidna.com.au/products/heimdall/

Como uso Debian peguei o pacote .deb no meu notebook que é 64bits.

Baixei o arquivo:

https://github.com/downloads/Benjamin-Dobell/Heimdall/heimdall_1.3.1_amd64.deb

rode como root:

# dpkg -i heimdall_1.3.1_amd64.deb

Tem um front-end gráfico também. Se quiser basta baixar o arquivo:

https://github.com/downloads/Benjamin-Dobell/Heimdall/heimdall-frontend_1.3.1_amd64

rodar como root:

# dpkg -i heimdall-frontend_1.3.1_amd64

e instalar os pacotes: libqt4-core e libqt4-gui, rodando como root:

# aptitude install libqt4-core libqt4-gui

Pacote Heimdall instalado, vamos aos procedimentos para a atualização do firmware do celular. O método que usei é preciso estar com o cabo de dados e ter um cartão de memória.

As etapas:

  1. Backup.
  2. Baixar a customização.
  3. Baixar os aplicativos do Google.
  4. Copiar os arquivos baixados.
  5. Baixar um kernel.
  6. Colocar o celular em modo download e rodar o Heimdall.
  7. Reiniciar o celular no bootloader.
  8. Escolher o arquivo do firmware customizado.
  9. Escolher o arquivo dos aplicativos do google.
  10. Reiniciar o celular com seu sistema novo.

1. Backup

Faça o backup de seus arquivos pessoais que não quer perder. Se quiser também pode anotar as posições dos ícones das suas aplicações preferidas, eu não fiz isso, mas tudo bem, realinhei tudo de novo.

2. Baixe sua customização.

Baixe a sua customização de Android desejada, eu baixei a CyanogenMod 7 para o Galaxy 5 acessando:

http://madteam.co/forum/development-8/(dev)-cyanogenmod-7-2-0-rc1-galaxy5-port/

http://felipearon.net/blog/android/samsung-galaxy-5-com-cyanogenmod-android-gingerbread/

Se quiser também usar o Cyanogen vá ao site: http://www.cyanogenmod.com/ clique em get CyanoGen e escolha seu modelo de aparelho.

É preciso escolher também a versão do Cyanogen, tem uma chamada Stable que usa o Cyanogen 7, uma experimental e uma Nigthly que é compilada, como o nome em inglês diz, toda noite.

Baixei o arquivo do site do Felipe Aron (do qual sou administrador também).

Houve um problema no dia 12/08 no site goo.im, onde era o repositório de arquivos do @psyke83 e com isso acabou perdendo tudo (roms, gapps, cwm, etc). Ele ainda está refazendo os uploads dos arquivos que ele ainda tem (alguns se perderam por completo). Assim que tudo voltar ao normal vou atualizar os links para o servidor dele e avisar a todos!

ROM: http://dl.dropbox.com/u/62275244/G5%202.3.7/Rom/cm-7-20120807-MADTEAM-galaxy5.zip

Recomendo que visitem o site e o fórum para maiores informações.

3. Aplicações do Google.

Se quiserem usar as aplicações do Google e sincronizar tudo é preciso baixar também um arquivo com essas aplicações.

Baixem o arquivo:

http://goo.im/gapps/gapps-gb-20110828-signed.zip

4. Copiar os arquivos baixados.

Eu não sei se tem outro modo, mas usei um cartão de memória, liguei o cabo de dados do meu aparelho ao meu notebook e copiei para lá os arquivos que baixei:

cm-7-20120807-MADTEAM-galaxy5.zip
gapps-gb-20110828-signed.zip

5. Baixar um kernel.

O processo vai começar enviando um novo kernel para o celular, eu peguei no site goo.im:

baixe o arquivo:

http://goo.im/devs/psyke83/roms/galaxy5/recovery/recovery-clockwork-5.5.0.4-galaxy5.tar

6. Colocar o celular em modo download e rodar o Heimdall.

Pode depender do modelo do aparelho, verifique como é no seu. No Galaxy 5 para colocá-lo em modo de download primeiro desligue o telefone, em seguida pressione simultaneamente por alguns segundos os botões: botão de seleção central e o botão de volume para baixar (-) e ligue o aparelho.

Quando der certo verá na tela do seu celular que ele está no modo download.

Ainda com o cabo de dados do seu celular numa porta usb da sua máquina. Rode como root a partir do diretório onde abriu o zip o comando:

# heimdall flash kernel zImage

A partir daqui, quem já fez usando outros programas vai ver que os procedimentos são os mesmos.

7. Reiniciar o celular no recovery.

Mais uma vez pode depender do aparelho, verifique como é no seu. No Galaxy 5 por não haver um bootloader é preciso esperar o telefone reiniciar no modo recovery automaticamente após o passo anterior

Irá aparecer uma tela chamada: CWM-based recovery, ela funciona assim: Usando os botões direcionais no centro navegue pelas opções do menu, para selecionar aperte o botão central.

8. Escolher o arquivo do firmware customizado.

Vá até a opção: install zip from sdcard.  Em seguida escolha choose zip from sdcard. Navegue pelos arquivos e escolha cm-7-20120807-MADTEAM-galaxy5.zip

9. Escolher o arquivo das aplicações do google.

Vá até a opção: install zip from sdcard, em seguida escolha choose zip from sdcard. Navegue pelos arquivos e escolha gapps-gb-20110828-signed.zip

Vá até a opção: wipe data / factory reset.

10. Reiniciar o celular com seu sistema novo.

Pronto! Feliz!?

Eu fiquei muito, agora é o trabalho para deixar o celular do jeito que achar melhor. Quanto iniciei o sistema e coloquei os dados da minha conta do Google e configurei a rede wi-fi, as aplicações os contatos etc, foram sincronizados.

Bem é isso. Por enquanto minha experiência foi bastante positiva. Se tiver sucesso ou algum problema, comente aqui para que a gente vá aprimorando.

One Response to Mudar o Firmware do Android com Softwares Livres

  1. Eurico Araujo disse:

    Achei bem complicado, mas como sou usuario de linux é bem possivel de dar certo!! desde que faça os procedimentos corretos…boa sorte á todos.

Conte-nos o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: