Como Funciona um DNS


DNS ou Domain Name System, este é um dos serviços mais utilizados em nosso dia a dia de Internet, sem ele as coisas funcionariam de uma forma bem diferente de como as conhecemos hoje! A função do DNS é traduzir nomes em endereços IPs e IPs em nomes. Imagine ter que memorizar coisas do tipo 74.125.234.67 ou ainda 173.252.110.27! No meu caso isto seria impossível uma vez que atualmente nem número de telefone eu memorizo… Os endereços citados apontam respectivamente para google.com e facebook.com notação esta que torna a nossa vida muito mais simples…

O serviço de DNS conta com uma estrutura hierárquica (muito parecida com a estrutura de diretórios do Unix) e distribuída conforme podemos observar na figura abaixo:

No topo da estrutura encontramos os Servidores Raiz . (ponto). Os Root Servers são organizados da utilizando a nomeclatura letter.root-servers.net onde letter compreende o range de A até M, o que nos dá um total de 13 servidores. Como não poderia ser diferente existem espelhos destes servidores distribuídos geograficamente (inclusive aqui no Brasil) o que garante a disponibilidade do serviço ao redor do globo.

Logo abaixo, ou seja, na segunda camada temos os gTLDs e os ccTLDs que correspondem respectivamente aos Global Top Level Domains e aos Country Codes Top Levels Domains, estes de acordo com a figura acima são os domínios .com .net. .org .travel … (TLDs) e .br .uk .fr … (ccTLDs). Consulte a lista completa em iana.org.

Prosseguindo na estrutura temos os SLDs (Second Level Domains) e os demais servidores (seguindo a hierarquia) nos quais estão cadastrados os registros referentes aos domínios existentes. Falando de uma forma mais clara tomaremos o google.com como exemplo. Os servidores que são autoridade sobre o domínio google.com possuem as suas respectivas entradas em seus arquivos de configurações (zonas). Estas tabelas nada mais são do que texto no formato DE: PARA:

www corresponde a 74.125.234.80
maps corresponde a 74.125.234.71
groups corresponde a 74.125.137.139

Estas entradas refletidas no arquivo de configuração são registradas no seguinte formato:

www IN A 74.125.234.80
maps IN A 74.125.234.71
groups IN A 74.125.137.139

Assim, quando estamos acessando o maps.google.com em algum momento do processo o servidor google.com nos informará que o host maps está associado ao endereço 74.125.234.71. De posse desta informação estamos aptos a fazer o acesso.

Simples e genial, assim é o DNS !

Mas como acontece o processo de resolução de nomes no detalhe? Vejamos a figura abaixo seguida da explicação.

1- A máquina cliente faz uma consulta ao DNS SERVER (servidor da rede interna ou então algum servidor público conforme configurado). No exemplo o cliente deseja saber quem é http://www.example.com

2- O DNS SERVER caso não tenha a informação em seu cache faz uma consulta ao ROOT NAME SERVER perguntando o seguinte: quem é http://www.example.com?

3- O ROOT NAME SERVER irá responder o seguinte: eu não sei quem é http://www.example.com porém quem responde pelo domínio .com é o servidor X.X.X.X

4- De posse do endereçamento IP do servidor .COM o DNS SERVER pergunta ao servidor .COM quem é http://www.example.com?

5- O servidor .COM irá responder o seguinte: eu não sei quem é http://www.example.com porém quem responde pelo domínio example.com é o servidor Y.Y.Y.Y

6- De posse do endereçamento IP do servidor EXAMPLE.COM o DNS SERVER pergunta ao servidor EXAMPLE.COM quem é http://www.example.com?

7- Como o servidor example.com é autoridade sobre este domínio ele informa ao DNS SERVER que http://www.example.com é Z.Z.Z.Z

8- De posse do endereço Z.Z.Z.Z o DNS SERVER repassa a informação solicitada pelo cliente

Desta forma funciona o serviço de DNS, como dito antes, simples porém genial!

Referências

Wikipedia – Domain Name System
Tecmundo – O que é DNS
Registro.br – DNS
Wikipedia – DNS

Conte-nos o que achou...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: