Cryptkeeper: Protegendo com senha uma pasta ou diretório no Linux


Suponha que você tenha uma pasta em seu diretório home, onde você armazena arquivos de documentos seguros que você não quer que ninguém acesso-o sem senha. Dessa forma, mesmo se alguém conseguir obter um controle de seu computador e acessar o seu diretório home, há ainda uma outra linha de defesa para seus arquivos privados.

Cryptkeeper é um applet da bandeja do sistema Linux que gerencia pastas criptografadas. Debaixo dele, encfs , que é um sistema de arquivo criptografado com base em FUSE, lida com encriptação / desencriptação transparente.

Neste tutorial, vou descrever como proteger com senha uma pasta no Linux usando Cryptkeeper.

Instale Cryptkeeper no Fedora

Você pode instalar Cryptkeeper a partir do repositório do Fedora:

$ sudo yum install cryptkeeper

Após a instalação, vá até “Aplicativos” -> “Ferramentas do Sistema” -> “cryptkeeper” para lançar Cryptkeeper.

Indicador Cryptkeeper vai aparecer no painel do desktop no canto superior direito. Clique no indicador, e escolha “Nova pasta criptografada” para criar uma nova pasta criptografada.

02

Escolha o nome de uma pasta para proteger com senha, e sua localização.

03

Digite uma senha para a nova pasta criptografada. Depois de clicar no botão “Avançar”, ele irá criar uma nova pasta criptografada.

04

Para acessar uma pasta criptografada, você precisa abri-lo pela primeira vez. Para abrir uma pasta criptografada existente, clique no indicador Cryptkeeper, e clique no nome da pasta. Você será solicitado a digitar uma senha. Uma vez que a pasta está aberta, você pode livremente acessar o conteúdo nele. Para proteger com senha a pasta novamente, basta fechar a pasta, clicando no nome da pasta no indicador Cryptkeeper.

05

Se você quiser configurar indicador Cryptkeeper para iniciar automaticamente no ambiente de trabalho, escolha a opção “Sessão e inicialização” no menu “Configurações”.

06

Adicionar Cryptkeeper na guia “Application Autostart”.

07

Instale Cryptkeeper no Ubuntu, Debian ou Linux Mint

Para instalar Cryptkeeper em distros baseadas no Debian, basta usar o apt-get.

$ sudo apt-get install cryptkeeper

No Ubuntu , você pode lançar Cryptkeeper via Dash do Unity. No Debian ou Linux Mint, vá para “Aplicações” -> “Ferramentas do Sistema” -> “cryptkeeper” para lançar Cryptkeeper.

08

NOTA: Nas versões recentes do Ubuntu desktop (por exemplo, 12.04, 12.10 e 13.04), indicador de Cryptkeeper não aparece na área de notificação do painel superior do Unity, devido à nova política de eliminação whitelist . Para corrigir esse problema, obtenha primeiro valor “systray-whitelist”, e acrescentar “Cryptkeeper” ao whitelist existente, como se segue.

$ Gsettings get com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist

[‘JavaEmbeddedFrame’, ‘Wine’, ‘Update-notificador’]

$ Gsettings set com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist "['JavaEmbeddedFrame', 'Wine', 'Update-notificador', 'Cryptkeeper']"

Se você quiser que o indicador do Cryptkeeper mostre-se permanentemente em seu Ubuntu, abra o menu “Startup Applications” ou “Aplicativos de Sessão” através do Dash, e adicione Cryptkeeper como um programa de inicialização.

09

10

Fonte: Xmodulo

4 Responses to Cryptkeeper: Protegendo com senha uma pasta ou diretório no Linux

  1. Para quem usa o Manjaro, pode usar o Octopi mesmo, mas escolher Yaourt, para instalação.
    Programa mto bom.

Conte-nos o que achou...